|
O atual Município de Uruçuca teve origem em uma povoação formada em 1906 pelo Srs. Manoel Alves de Sousa, Miguel Gomes Baracho, João Macaúbas, Jorge Caetano dos Santos e Antônio Ferreira da Silva. Inicialmente recebeu o nome de Água Preta por serem de coloração escuras as águas do rio Mucambo, que banha a localidade.
Em 1º de janeiro de 1914, foi inaugurada a estação ferroviário no povoado de Água Preta, tendo como seu primeiro agente o Sr. Afrânio Calasans Amorim. Em 1915 foi inaugurada a agência postal e, no mesmo ano, Frei Lucas constituiu a Igreja-Matriz, cujo o primeiro Vigário foi o Padre Granja.
Fazendo parte do distrito de Castelo Novo, do Município de Ilhéus, o povoado de Água Preta foi elevada à sede do distrito do mesmo nome pela Lei Municipal n.º 178, aprovada pela Lei Estadual n.º 1.577 de 10 de agosto de 1922. O Sr. Aurino Alves Ramos foi o primeiro escrivão de paz e o Sr. Francisco Manoel de Andrade o primeiro juiz de paz.
Em 1927 foi inaugurada a agência telegráfica, tendo como primeiro telegrafista o Sr. Aristóteles Pinto. Nesse mesmo ano circulou o semanário "O Ipiúna", sendo redator chefe o Dr. Monteiro Lopes.
Por força da Lei Estadual n.º 2.212, de 12 de agosto de 1929, foi elevado à categoria de vila e criado o Município, desmembrado do de Ilhéus, sendo instalado a 20 de outubro do mesmo ano, por determinação do Decreto Estadual n.º 6.529, de 11 de outubro de 1929.
Foi o Município de Água Preta extinto pelo Decreto Estadual n.º 7.071, de 10 de novembro de 1930, e o seu território reanexado ao Município de Ilhéus, fato este que consternou a população.
Pelo Decreto Estadual n.º 7.137, de 17 de dezembro de 1930, foi criada a subprefeitura de Água Preta, criação esta mantida pelo Decreto Estadual n.º 7.489, de 09 de julho de 1931, sendo nomeado subprefeito o Sr. Afrânio Amorim . Em 1933 foi extinto o cargo de subprefeito, porém logo após o Dr. Eusígnio Lavigne, prefeito de Ilhéus, criou o cargo de administrador distrital, sendo nomeado para preenche-lo o Dr. José Coelho de Albuquerque, que o exerceu até 19 de novembro de 1937.
Em virtude do Decreto-Lei Estadual n.º 141, de 31 de dezembro de 1943, teve o seu topônimo mudado para URUÇUCA e com este nome foi restabelecido o Município pela Lei Estadual n.º 516, de 12 de dezembro de 1952, correndo sua reinstalação a 7 de abril de 1955.
A sua composição administrativa, de acordo com a Lei n.º 628, de 30 de dezembro de 1953, esta constituída de Distrito único: URUÇUCA
 |
| Comício Político em URUÇUCA – BA, em prol dos candidatos JOÃO ALFREDO (Ilheense) candidato a Deputado Estadual, JORGE MEDAUAR (Ilheense) candidato a Deputado Federal e ROBERTO SANTOS candidato a Governador do Estado da BAHIA. (Foto: década de 1970).
|
| | |
Saudosos tempos!!!!!!!!!
ResponderExcluirQeu bom ver a hitoria de Uruçuca preservada, moro no estado de São Paulo a uns 17 anos tenho muitas saudades da minha cidade natal é atravez de vcs que matamos um pouco dessa saudade.
ResponderExcluirVelhos e Bons tempos.....que infelizmente não voltam mais....e se depender do nosso governo atual...nunca voltará.mas espero que a nossa candidata Fernanda mude essa situação....
ResponderExcluirquem nem dizia Luiz Gonzaga, minha vida é andar por este pais pra ver se um dia descanso feliz, uruçuca minha cidade, minha vida minha paixão, um dia volta pra ti.
ResponderExcluirquem nem dizia Luiz Gonzaga, minha vida é andar por este pais pra ver se um dia descanso feliz, uruçuca minha cidade, minha vida minha paixão, um dia volta pra ti.
ResponderExcluirfazem 23 onos que dai parti sem me despedi das p essoas que gostava , mas de ti nunca esqueci minha uruçuca querida . quem sabe um dia agente torne a se encontrar.
ResponderExcluirDeus permita que nossa Uruçuca seja melhor. O problema é que as pessoas daqui não visam o bem da comunidade e sim seu próprio bem, são egoistas. Nem todos, mas uma boa parte.
ResponderExcluirNão deposite sua confiança na futura prefeita que ela é humana, e concerteza vai decepcionar a muitos, pois nem Cristo que era Santo agradou a todos, quanto mais o ser humano cheio de defeitos~. Fazer promessas é tão fácil, difícil e impossivel é cumprir com elas. Vamos para frente.
ResponderExcluireu sou filho da terrinha.mais fui criado en ilheus.hoje eu moro em s.paulo .nen por isso eu abodonei minha terra.tenho tius lar touda.vez q eu vou a ilheus eu vou a uruçuca.fiquei muito sastifeito por ver o documentario de minha querida cidade.para o ano eu estarei air se deus quizer.er alferdo .sobrinho de jose cafe e pedro cafe.muito conhecido nesta cidade....
ResponderExcluireu sou filho da terrinha.mais fui criado en ilheus.hoje eu moro em s.paulo .nen por isso eu abodonei minha terra.tenho tius lar touda.vez q eu vou a ilheus eu vou a uruçuca.fiquei muito sastifeito por ver o documentario de minha querida cidade.para o ano eu estarei air se deus quizer.er alferdo .sobrinho de jose cafe e pedro cafe.muito conhecido nesta cidade....
ResponderExcluirTambém sou de Uruçuca e adoro esta cidade.Ver essas fotos de faz relebrar uma época muito legal e que agora só existe na lembrança.
ResponderExcluirManda Fernanda Quebrar td e colocar a linha de ferro de volta !!!
ResponderExcluirMUITO BOM CONFESSO Q ESTOU MUITO EMOCIONADO POR VER ESTAS FOTOS E´SÓ NOS TRAZ SAUDADES,CURTIR MUITOS SÃO JOÃO AÍ NESSA CIDADE, E ESPERO VOLTAR UM DIA A ESSA CIDADE QUE ME DEU MUITAS ALEGRIAS, TETENHO MUITOS AMIGOS AÍ SOU FIHO DE BITE QUE LEMBRA?MORAVA NO SOCA BRAÇO E PROCURO PELO MEU PAI MILTOM AMERICO QUEM TIVER NOTICIA,MEU TELEFONE É 011 3886-0199 MEU APELIDO É LEGO EU MORAVA NO SOCABRAÇO EM FRENTE A ESCOLA PROXIMO DO ALTO!!ABRÇÇSSS MEUS AMIGOS
ResponderExcluirURUÇUCA MINHA TERRA QUERIDA ONDE VIVI MINHA INFANCIA E PARTE DA JUVENTUDE, ONDE TOMEI MUITO BANHO NO RIO AGUA PRETA, BRINQUEI MUITO NAS ARVORES DA PRÇA MIQUEL BARACHO,JARDIM DAS ANDORINHAS DANCEI MUITO NO PAIQUERÊ TENIS CLUBE E ESTUDEI NO CARNEIRO RIBEIRO DESEJO QUE A NOSSA QUERIDA FERNANDA FAÇA UM OTIMO GOVERNO PARA QUE A NOSSA CIDADE SEJA PROSPERA E FELIZ
ResponderExcluirSou de Uruçuca e me lembro do meu tempo de menino - década de 60 - com saudade. Mas dessa Uruçuca não tenho nenhuma saudade. Ficou feia e violenta.
ResponderExcluirrevendo estas fotos a saudade bateu em minha porta pois revivi so tempos aureos de minha infancia bem ali na avenida natal onde moram meus familiares oh que saudades que tenho da aurora da minha vida de minha infancia querida que os anos não trazem mai deus proteja minha uruçuca querida
ResponderExcluirRelembrar é viver
ResponderExcluiro problema é o PT ou Fernanda, nos livramos da miseria do Moacy e veio Diabo vestido de Mulher .
ResponderExcluirmuito feliz de reviver minha Uruçuca , muitas saudades
ResponderExcluirFez 30 onos que concluir o curso de Agropecuária. Tenho muita saudade desta cidade.
ResponderExcluirAlguem sabe se dona gracinha e seu eudes ainda estão vivos?
ResponderExcluirDescansam em paz.
ExcluirEra uma pergunta que eu me fazia há bastante tempo. Minha mãe foi empregada doméstica na casa deles entre 1994 e 1995. Eu brincava com os netos deles. Meus tios ainda moram na cidade. Dona Dal e seu Zé, lá no bairro irmã Dulce, também conhecido como Afogados.
Excluirmeu nome e Luciano souza e um dia eu mudarei a historia dessa cidade morro no espirito santo mas preciso vila velha e vejo a cada eleição que na minha cidade na sua cidade entra prefeito e sair prefeito e ninguém ajuda no crescimento e no desenvolvimento da cidade.unica coisa q quecê e a criminalidade e um dia eu vou muda essa historia.tenho 20 anos mas gravem meu nome q um dia você vai ouvir de novo
ResponderExcluirMuita saudades. Dr Edson cuidou dos meus filhos, Eu morava em Ubaitaba, mas vacinava e cuidava dos meu filhos aí. Lá se vão mais de quarenta anos. Parabéns por compartilhar. Muito obrigada.
ResponderExcluirAlguém conheceu o senhor Damião Alves Vasconcelos?
ResponderExcluir